Livro para download gratuito, escrito por adolescente, traz combate ao preconceito religioso

Acessando o link disponível no site da FAMBRAS, apoiadora do projeto, (http://www.fambras.org.br/media/Livro_Discursos_Diretos.pdf), o leitor conhecerá Ana Clara Gonçalves Sampaio e sua obra, que apresenta depoimentos que retratam a islamofobia
São Paulo, 10 de outubro de 2018 – Já está disponível para download, no site da Federação das Associações Muçulmanas do Brasil – FAMBRAS, o livro “Discursos Diretos”, de Ana Clara Gonçalves Sampaio. A adolescente mineira, de 16 anos, brilhou na última Bienal do Livro de São Paulo, quando lançou sua obra, apoiada pela Federação, por trazer um tema importante à tona: a islamofobia.
Entenda o projeto que fez nascer a obra Discursos Diretos
Aos 14, Ana Clara recebeu, na escola, a proposta de participar de um debate sobre o Islam, o terrorismo e os estereótipos envolvendo esta religião e decidiu usar a rede social Twitter para pedir a muçulmanos e não muçulmanos que mandassem seus depoimentos para ajudá-la no trabalho escolar. Ela decidiu reunir os depoimentos no formato de um livro, já que o conteúdo foi tão impressionante que desfez na menina e em sua turma da escola qualquer preconceito que havia contra o povo muçulmano.
A ideia do livro de Ana Clara chegou à Federação das Associações Muçulmanas do Brasil – FAMBRAS e a entidade decidiu apoiar o projeto, lançando a obra durante a 25ª edição da Bienal Internacional do Livro de São Paulo, evento que aconteceu na capital paulista em agosto. “Eu espero que esses 40 depoimentos e o desdobramento deles possam realmente mudar a imagem que as pessoas têm do Islam e dos muçulmanos porque essa experiência mudou minha vida”, disse a jovem autora, no lançamento do livro.
O sucesso da obra foi tão grande que, agora, ela está disponível para download. “Indicamos a leitura em escolas, de maneira a trabalhar o combate ao preconceito religioso. É uma forma bem didática e, ao mesmo tempo, próxima ao jovem, porque traz casos práticos, depoimentos reais, que eles podem entender e transportar para suas vidas. Com esse projeto, queremos mostrar que o Islam é uma religião como outra qualquer: em busca da paz, da compaixão e da solidariedade”, explica Ali Zoghbi, vice-presidente da FAMBRAS.
 Sobre a FAMBRAS
A Federação das Associações Muçulmanas do Brasil – FAMBRAS, foi criada há quase 40 anos. Atua nos âmbitos religioso, social, cultural, econômico e diplomático. Dentro destas esferas, desenvolve projetos que contemplam a divulgação do Islam e ações educacionais, culturais e assistenciais – tanto em benefício dos muçulmanos como das comunidades carentes do Brasil. Outras preocupações da FAMBRAS são ajudar a manter vivas as práticas do Islam e combater o preconceito aos muçulmanos por meio da informação.
O trabalho da Federação conta com o reconhecimento de renomadas instituições nacionais e internacionais. O apoio da FAMBRAS Halal – a primeira instituição certificadora Halal do Brasil, em operação desde 1979 – tem sido determinante para a concretização e ampliação dos projetos a cada ano. A certificadora é líder de mercado e realiza auditorias, abate, inspeção, supervisão de produtos e implantação do Sistema de Garantia Halal junto a indústrias e frigoríficos interessados em comercializar seus produtos especialmente para países árabes.

Olá, eu sou o Emílio e durante muitos anos em quis criar um canal de comunicação com crianças e jovens. Até que nasceu este site onde você encontra muitas coisas legais e escritas por mim. Se quiser conhecer mais sobre minha história, clique lá em cima em “Emílio Figueira” no menu. E qualquer dúvida os curiosidade que você tenha, basta escrever para figueiraemilio@gmail.com

Deixe uma resposta